top of page

Afinal, o que faz uma psicóloga perinatal?

  • Foto do escritor: Marta Campos
    Marta Campos
  • 26 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura

ree

Para responder a esta pergunta, de saída, é fundamental entendermos que a gestação, parto, puerpério e o maternar são experiências complexas, vividas de maneira muito particular. Cada mulher tem sua forma de sentir a trajetória perinatal/parental, não havendo espaço para universalização desta experiência.


No entanto, ainda existe no imaginário cultural uma falsa ideia que naturaliza o gestar/maternar, trazendo como premissa a concepção de que mulheres nascem prontas para parir e cuidar de filhos. Sem dúvidas, essa perspectiva resguarda diferentes violências, trazendo como horizonte a imagem de que a gestação e a maternidade devam ser vividas de forma plena. Caminhando lado a lado a esse entendimento, temos a vida real, nos mostrando mulheres-mães experimentando um mosaico de sensações, através de sentimentos de medo, insegurança, frustração, estresse. Esse processo marca as vivências gestacionais/parentais como ambivalentes, confusas e ansiogênicas. E é aqui que entra a profissional da psicologia especializada na perinatalidade/parentalidade.


A psicologia perinatal e parental é um campo de atuação focado no entendimento dos aspectos emocionais próprios do contexto gestacional, do parto, puerpério e da maternidade. Neste sentido, uma psicóloga/o perinatal/parental pode atuar de diversas formas e com foco em diferentes aspectos. Pode, por exemplo, ofertar atendimentos psicoterapêuticos com olhar empático e qualificado às dinâmicas psicoemocionais da trajetória perinatal e parental, apoiando a subjetivação do ser mãe, preparando-a psiquicamente para a nova etapa de vida.


Colabora na construção de projetos de parentalidade mais autênticos e livres, acolhendo a forma única de ser de cada pessoa, abrindo espaço para a aceitação da maternidade possível. Deste modo, promove saúde mental materna e apoia o fortalecimento do vínculo mãe-família e bebê. Realiza ainda pré-natal psicológico através do desenvolvimento de espaços informativos e preventivos para a vivência gestacional, de parto, puerpério e maternidade mais integradas.


E tem mais... Este profissional intervém no planejamento familiar consciente, colaborando no entendimento sobre ter ou não ter filhos, em casos de adoção, reprodução assistida, no apoio às vivências particulares do luto perinatal, dentre outros...


Ufa! São tantas e múltiplas as possibilidades de intervenção deste profissional que utiliza uma lente crítica e acolhedora para pensar aspectos da saúde mental de quem gesta, pari e materna filhos.


Compreender o que faz uma psicóloga perinatal/parental pode te ajudar a ter mais clareza quando necessitar de apoio. Não exite em buscar essa ajuda profissional, caso necessite. Temos olhares, abraços, mãos e colos disponíveis para te ajudar a caminhar com mais leveza.

 
 
 

Comentários


Marta Campos

Psicóloga Clínica e Obstétrica

CRP05/7802

Contato

(21) 95933-6640

bottom of page